ESTOU PERDIDO, DEVO PARAR? NÃO SE PÁRAS ESTÁS PERDIDO! Goethe

- ESTOU PERDIDO, DEVO PARAR? - NÃO, SE PÁRAS, ESTÁS PERDIDO! Goethe



domingo, 30 de dezembro de 2012

Bom ano de 2013!



Não, não é piada de mau gosto!
Mesmo no meio da maior tempestade, sempre pode surgir um raio de sol retemperador!
E depois, parafraseando o Pedro, é bom que cheguemos ao fim vivos!
Boas entradas e pense sempre que há vida para além do deficite!

E o povo aguenta isto!

Sec Estado Fernando Leal da Costa

Depois de um primeiro ministro que chamou piegas aos portugueses, temos agora um secret. estado do Min. Saúde, a dizer que temos de ficar menos doentes, a ver se o SNS aguenta.("é necessário um esforço dos cidadãos na redução das probabilidades  de ficarem doentes"(sic)).

Embora médico, Fernando Leal da Costa nunca lidou com doentes. É hematologista, animal pois de laboratório e fundamentalmente da política, pois o seu currículo é forte em Comissões, nomeações e outras perversões.
Mas no lugar que atualmente ocupa nunca poderia ter dito aquilo que disse. Transmitiu a mensagem mais tenebrosa que se pode passar em Saúde - a de que as pessoas são culpadas pelas suas doenças! Isto é associar a noção de doença à do pecado, o que para além de cientificamente errado é cruel!
E teve ainda a desfaçatez de dar como exemplo a diabetes, querendo ali para a mesa de café para onde julgava que falava, dar a entender que apesar de político até percebe umas coisas de saúde! (A diabetes tem uma forte componente genética e duas pessoas com exatamente os mesmos hábitos alimentares e de vida, não têm uma propensão idêntica para a doença!)
Aquilo que ele na sua inexperiência clínica julgava estar a fazer, era promover a ideia dos comportamentos saudáveis, da prevenção das doenças associadas a hábitos errados, etc e tal.O que ele fez, foi insultar os doentes e aumentar o clima geral de desânimo e depressão em que o país vive.
Num país normal sem uma retratação pública sincera e um pedido de desculpas aos doentes crónicos, este senhor com cara de Vale e Azevedo seria demitido. Aqui ficaremos à espera que se arrependa do que disse no dia em que alguma doença imprevista lhe bata à porta!

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Privatização da Saúde em Madrid!




Não faltará por cá quem sonhe fazer o mesmo! Valha-nos Deus, que de momento pouco valem os homens ...
(ou de para que serve afinal o papão da crise!)

Filmes - Peço ajuda!


Nesta semana, orientado pelas críticas hiperbólicas dos entendidos do Expresso e do Público, mais as suas respetivas estrelas, vi Holy Motors e Amor.
O primeiro é um filme cavernoso, provocantemente feio, sem qualquer atrativo técnico ou temático.
O segundo é um excelente exercício de meditação sobre a vida, a relação entre as pessoas, o envelhecimento, a família. Isto somado a um desempenho e direção de atores extraordinários e a uma realização rigorosa e contida. Um flime sublime, como aliás já tinha achado o filme anterior de Haneke ( O Laço Branco ).


Alguém que me ajude: conhece algum crítico de cinema que me pudesse ter desaconselhado o primeiro e recomendado o segundo?
É que ando a perder demasiado tempo com recomendações de pessoas com quem de facto não tenho, pelos vistos, grande afinidade!

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Governação científica!

Desde sempre a governação dos povos tem sido mais condicionada pelo coração que pela razão!
Porém nesta entrada do terceiro milénio nada justifica que assim continue!
Uma política de base científica atingirá os objetivos definidos, ao contrário dos impulsos imediatistas de governantes sentimentais.
Dirijo-me pois a si Gaspar, que é afinal quem manda e além disso possui dotes de inteligência que lhe permitirão alcançar a propriedade da minha tese, não se deixando iludir pelo aparente paradoxo (como faria o Pedro) ou mesmo rindo-se por pensar tratar-se de brincadeira (como faria o Miguel). ( O Álvaro talvez também compreendesse, mas creio que iria baralhar depois tudo! ).
Então passemos à fundamentação.
É um dado adquirido em biologia que o único fator conhecido associado a uma maior longevidade é a fome! Encontrará abundante bibliografia sobre o assunto.
Deixo-lhe algumas citações, que fazem eco desta verdade científica incontornável:

 Um homem adulto seguindo a Dieta da Restrição Calórica, ou da longevidade, consome em média 1.700 a 2.000 calorias enquanto uma mulher, em torno de 1.200 calorias.

 Alguns estudos feitos com pessoas e macacos estão verificando que essas dietas de quase fome, que consistem em 70% das calorias consumidas numa dieta normal, também os ajudarão a viver mais.

O assunto é apaixonante e caso se interesse por ele (como suspeito seja o caso, dado o ar famélico que aparenta) pode ler este report da New York Acad. of Sciençe ("caloric restriction (CR), is the only intervention proven to extend life span in multiple species as well as extend the persistence of those characteristics that are associated with youth"), que pode usar para fazer passar as medidas que lhe proponho, à troika.
Ora bem, vamos ao que interessa:( já estará por esta altura a ver onde quero chegar! ). A sua política restritiva,     ao empurrar grande parte da população para o Banco Contra a Fome (que como sabe não é muito adepto de comermos bifes, já tivemos polémica sobre o assunto!), irá inexoravelmente levar a um prolongamento da esperança de vida, sobretudo dos mais pobres. Ora mais inconveniente que isso para o sucesso da sua política não estou a ver o que poderia vir! Não diga que será  um resultado inesperado, pois existe fundamentação científica inquestionável a apontar nesse sentido. E a menos que esteja a pensar recorrer a uma solução tipo "final", inspirada nos seus amigos alemães (sempre gostava de saber o que cochicha com o seu homólogo germânico!), vai ter mais gente e durante mais tempo, para sustentar com reformas! 

Num cenário destes, nem com a mais auspiciosa recuperação económica sairá algum dia da recessão! 
Urge pois encetar desde já uma política de base científica, que deixará o povo contente e o perpetuará como o primeiro grande cientista político da democracia.
Comece por promover uma alimentação farta para todos, distribuindo cheques restaurante, a quem apresentar nas finanças uma fatura de supermercado e abatendo integralmente no IRS as despesas em alimentação. 
Relançará dessa forma a restauração e toda a fileira agro-alimentar, que esquecerá a questão do iva (aumentando extraordinariamente a coleta!) e poupará milhares de milhões em reformas incomportáveis (diminuindo os gastos do estado social). 
Terá um povo de barriga cheia que o adulará, ignorando que está a ser condenado a uma morte prematura! 
Um político tem que saber pensar a longo prazo, recusando o sucesso no imediato. Estou certo que tem visão de Estado para uma política, que embora tão cruel, permitirá ao País emergir no médio prazo, da crise que nos assola.
É claro que eu, o Gaspar, a senhora do banco e mais alguns eleitos que frequentam restaurantes gourmets, continuaremos a passar fome e sobreviveremos aos nossos contemporâneos.
, E você, claro está, ficará para a eternidade!

silogismo

A caridade (x) está para uma sociedade justa, com direitos sociais (y) como a cunha (x) está para uma sociedade justa e eficiente (y).
x+y=1, sendo y a variante condicionante.
Como gostaria de viver numa sociedade em que x fosse tendencialmente igual a zero!

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Estou à espera!


Este blogue onde vou desabafando e expondo o pensamento, acaba por se centrar mais na política do que eu gostaria.
Evito os temas profissionais, os do coração e fica a coisa pública!
Fui rever o movimento no tempo da podridão da fase final socrática! E o meu estímulo para escrever também se esvaeceu nessa altura.
Já tinha dito tudo o que pensava, sabia o que inevitavelmente iria acontecer, restava-me esperar!
Tal como agora! Cada vez mais perto do fim deste pesadelo público, mas cada vez com menos esperança de uma fénix renascida!