ESTOU PERDIDO, DEVO PARAR? NÃO SE PÁRAS ESTÁS PERDIDO! Goethe

- ESTOU PERDIDO, DEVO PARAR? - NÃO, SE PÁRAS, ESTÁS PERDIDO! Goethe



domingo, 14 de novembro de 2010

Meditações em Bad Trip


Diz o press release, profusamente difundido: "Esta formação reúne três dos maiores saxofonistas vivos da cena jazzística mundial: Joe Lovano, Dave Liebman e Ravi Coltrane". Já mais difícil era saber que estariam em palco com Phil Marcowitz (piano), Cecil McBeee (baixo) e Billy Hart (bateria), uma secção rítmica (e mais que isso) de sonho.
Uma sala excelente (Centro Cultural Vila Flor - Guimarães), inserido num festival com uma ótima tradição de música e público.

O concerto foi uma suite em 4 ou 5 andamentos, tocada sem pausas, ao longo de 90 minutos, em torno das "Meditations Suits" de John Coltrane.
A minha impressão é que se tratou do maior desperdício de talentos de que tenho memória ter assistido.
Fruto de uma obsessão ideológico-conceptual, que retirou toda a espontaniedade aos músicos e impediu a interação criativa do coletivo, presenciamos uma música sofrida, em tom de requiem free-jazz, talvez em memória às bad trips de Coltrane na sua última fase (de onde datam as First Meditations-1965 e Meditations-1966) numa altura em que juntou o consumo de LSD ao da heroína, drogas que atormentaram os últimos anos do músico que viria a falecer em 1967 com 40 anos.
O que apesar de tudo em Coltrane era excesso, espontaniedade e recusa de regras, aqui soou a excesso de regras e formatação, em ambiente de velório de Centro Cultural.

Sem comentários:

Enviar um comentário