ESTOU PERDIDO, DEVO PARAR? NÃO SE PÁRAS ESTÁS PERDIDO! Goethe

- ESTOU PERDIDO, DEVO PARAR? - NÃO, SE PÁRAS, ESTÁS PERDIDO! Goethe



segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Confúcio



Este artigo publicado no New York Times de sábado, vem chamar a atenção para os resultados do PISA, estudo comparativo sobre a avaliação dos estudantes do secundário em diferentes regiõs do Mundo, nas competências de ciência, matemática e leitura e que tanto fez enfunar o nosso Governo.
Das cinco regiões primeiro classificadas (com Xangai numa primeira posição folgada - a verde, com uma classificação de 600) apenas a Finlândia, não tem uma matriz cultural Confucionista (os outros são Singapura, Hong Kong e Coreia do Sul).
A leitura deste colunista destaca o valor que é dado à educação e à meritocracia nesta filosofia oriental.

Já agora, a leitura deste quadro permite-nos perceber a razão da "subida" de cotação de Portugal este ano!



Portugal beneficiou, aliás como todos os mal classificados da avaliação, da alteração dos critérios de aferição, que passaram a incluir uma percentagem maior de perguntas fáceis e simultâneamente dum aumento do nível de exigência das perguntas difíceis - o que como se também pode ver penalizou o grupo dos bem classificados!

Portugal aparece mesmo como o primeiro do grupo dos "fracos", que beneficiou com a alteração da grelha avaliativa imposta pela OCDE, sob pressão do seu lider, o Presidente Mexicano...
Que estes resultados tenham sido motivo de comunicação especial ao país pelo PM, como exemplo da saída de Portugal da crise, deve ser motivo de reflexão para todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário