ESTOU PERDIDO, DEVO PARAR? NÃO SE PÁRAS ESTÁS PERDIDO! Goethe

- ESTOU PERDIDO, DEVO PARAR? - NÃO, SE PÁRAS, ESTÁS PERDIDO! Goethe



domingo, 17 de abril de 2011

Aos partidos - 3ª pergunta: Haverá despedimentos na Função Pública?



A resposta a esta pergunta só teria interesse na presença de um polígrafo ... e mesmo assim!

Estou convicto que uma medida essencial para a normalização da vida do país é o despedimento de funcionários do Estado, Autarquias, Empresas Públicas, onde se detectar tal necessidade.
A frase sagrada - reestruturar, mas sem despedimentos - tem de ser banida do código de conversação política!

Porque houve autarcas dos mais diferentes partidos que empregaram todos os militantes do concelho em pseudo museus, pseudo empresas municipais, pseudo assessorias, não podemos estar condenados a pagar-lhes um ordenado nos próximos 30 anos!
Se gestores públicos transformaram a Administração em agências de emprego e de pagamento de favores, não posso considerar isso um direito adquirido!
Se Institutos, Fundações se criaram para alimentar o ego e patrocinar a corte de déspotas medíocres, não estou disposto a comprometer-me vitaliciamente por tais dislates!

Se não houver coragem de despedir gente na Função Pública, não haverá qualquer reforma do Estado eficaz. Ponto!

Claro que o que me assusta nisto tudo é saber que são os mesmos que estão na origem dos nossos actuais problemas, quem se perfila para aparecer como grandes reformadores - e aí dispensarão os imprescindíveis e protegerão os afilhados.
Não haverá pois também nenhuma esperança para o País, se não for possível renovar os actores da vida política e o seu padrão de ética e responsabilidade.

Como não temos gente corajosa na governação, nem eleitorado capaz de enfrentar a realidade, temo que o caminho seguido seja mais uma vez o pior: privatizar a Administração Pública, mesmo aquela que é consensualmente indispensável - Saúde, Educação, sei lá que mais - e deixar a tarefa ingrata de redução dos recursos humanos aos bárbaros empresários!

Tenho consciência que a assunção pública de uma opinião como esta levará ao banimento do seu autor, por anos, de qualquer lugar por eleição.
Sei também que de uma política desta natureza resultarão muitos problemas humanos e sociais!
Mais do que isso sei, que eu próprio, posso vir a ser vítima de uma tal reorganização!
Mas o que tem de ser feito, deve ser feito e um cirurgião que hesita amputar um membro gangrenado, não será vangloriado pelo seu humanismo.

Tempos muito difíceis estão aí - assobiar para o lado não resolverá a situação!

Sem comentários:

Enviar um comentário