ESTOU PERDIDO, DEVO PARAR? NÃO SE PÁRAS ESTÁS PERDIDO! Goethe

- ESTOU PERDIDO, DEVO PARAR? - NÃO, SE PÁRAS, ESTÁS PERDIDO! Goethe



segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Produção de eventos!




Somos além do mais um país maldizente!
E porque quando alguma coisa corre bem, há que ter coragem para a elogiar, sinto-me obrigado a fazê-lo face à generalizada ingratidão dos comentadores nacionais!

Francisco, o secretário sem ministro, sentindo que o país mergulhou numa onda depressiva, que não ajuda em nada à superação da crise, depois de consultar a sua recente adviser privativa, Filipa - e até para que não se diga que não merece os 2950 euros mensais atribuídos - decidiu que tinha de aproveitar a comemoração da implantação da república, para aparecer e promover um evento libertador, que ficasse na memória de todos e deixasse saudades do feriado que o Pedro resolveu extinguir.
Aficionado dos Monty Python e ao abrigo do seu atual estatuto de influente homem de estado, contactou através da assessoria cultural da embaixada portuguesa em Londres, John Cleese para produzir o evento, que deveria fazer esquecer a imagem cinzentona que lhe está associada.
Cleese considerou o desafio apaixonante, mas impôs como condição: fazê-lo sob anonimato, já que sabendo que tem no governo português, na pessoa do ministro das finanças, um concorrente imbatível, não duvidou que por mais que a celebração corresse bem, dificilmente igualaria o nível das suas conferências de imprensa, que antecedem os grandes eventos futebolísticos nacionais.
Daí que a troco de um livre trânsito vitalício nas receções da embaixada portuguesa, famosas pelos seus croquetes e pastéis de bacalhau, acedeu a gizar as linhas gerais do evento.
A primeira ideia foi fazer desaparecer um dos intervenientes mais importantes (nisso o Pedro conseguiu mesmo introduzir uma nota de humor suplementar - "já que toda a gente se queixa de falta de coesão no governo, não era giro eu faltar para ir a uma reunião do grupo da coesão?").
Depois sugeriu que cerimónia decorresse num espaço fechado, para simbolizar a situação encurralada em que se encontra o sistema político ("sim, sim num pátio, exultou o Xico, tipo - o governo preso no seu labirinto - dá um pendor borgesiano ao evento!"; o Pedro discordou "não convém nada agora lembrar o Borges, só dá chatices!"; "não, não é esse! É o cego!"; "Ah!" embatucou o Pedro).
Depois de orquestrado este enquadramento, Cleese propôs um número forte de ironia provocatória.
A sua sugestão foi tocar-se o Das Lied der Deutschen (A canção dos alemães) em vez da portuguesa, mas aí a Filipa teve uma ideia ainda mais genial -"porque não hastear a bandeira ao contrário, que significa que estamos em território ocupado? - "Ah grande Filipa, muito mais subtil!!".
Para finalizar, duas performances "espontâneas": uma tipo vaudeville - por exemplo "uma portuguesa classe média a exprimir o seu desespero, tipo "Les Misérables" ( o que dava uma nota de participação popular) e uma mais Brechtiana - uma cantora lírica a interpretar um trecho de Kurt Weil, talvez a ópera dos três vinténs, a remeter para a situação dos portugueses a esmolar os alemães.
Mais uma vez Filipa revelou ser uma escolha acertada - " e porque não Lopes Graça! É português, a esquerda vai adorar e evita estar sempre a lembrar os alemães!".
Pedro ainda tentou - "e porque não a Marisa, como daquela vez que cantou o hino na assembleia?". Aí o Francisco não deu hipóteses - "Calma que não tenho orçamento para isso e da outra vez correu tão mal, que ainda pode dar para a cerimónia acabar em violência"!


O resto é sabido! Tudo correu pelo melhor! Nunca um 5 de outubro foi tão falado!
Até o Seguro já prometeu repor o feriado!

Do que ninguém estava à espera é que o Paulo mandasse a embaixada de Londres retirar o livro trânsito a Jonh antes mesmo de entrar em vigor - "Faz parte do burlesco da situação, em Portugal deixou de haver direitos adquiridos!" - proferiu com o seu sorriso de hiena.

Sem comentários:

Enviar um comentário