ESTOU PERDIDO, DEVO PARAR? NÃO SE PÁRAS ESTÁS PERDIDO! Goethe

- ESTOU PERDIDO, DEVO PARAR? - NÃO, SE PÁRAS, ESTÁS PERDIDO! Goethe



quinta-feira, 18 de outubro de 2012

REVOLUÇÃO OU GOLPE DE ESTADO!?




Revolução =
7. Mudança brusca e violenta na estrutura económica, social ou política de um Estado.
8. Reforma, transformação, mudança completa.

9. Perturbação moral, indignação, agitação.

10. Náusea, repulsa, nojo.

(dicionário Primberan da Língua Portuguesa)



Ando que não posso!
Uma sensação de estranheza que me nasce dos ossos e não é reumatismo!
É impotência! É dificuldade de compreensão do que se está a passar!
Dificuldade de aceitar mas também de reagir, porque não se alcança nitidamente a quem, a quê, com quem!
E foi aí que percebi que estou em plena revolução!
As revoluções não pressupõem tomada violenta do poder, embora seja essa a imagem que imediatamente associamos. Pressupõe, como diz o dicionário, uma mudança brusca e violenta (social, económica, política, cultural).
E isso estamos a viver! O poder foi tomado não pela violência, mas pela mentira (prometeu-se a não subida dos impostos e a redenção do Estado e veja-se o que se tem!).
Os atuais revolucionários estão descaradamente a soldo de interesses estrangeiros, não se tendo coibido mesmo de pôr no mais importante e determinante cargo do governo um seu funcionário.
Aquilo que se avizinha não é só um empobrecimento generalizado - é uma alteração radical da estrutura social! Haverá uma elite ligada aos oligopólios e às empresas do regime, uma minoria de remediados (ex-classe média alta) e uma multidão de pobres.
O atual governo revolucionário só encontra algo que lhe seja comparável, na história recente do país, no Conselho da Revolução de 1974-5 (embora de orientação política diversa) - desprezo pela legislação existente, pelos direitos adquiridos sociais e económicos, intolerância pelas ideias diferentes, vontade de impor uma nova Ordem!
Curiosamente o dicionário também faz significar a revolução de "náusea, repulsa, nojo". Eu que noutras circunstâncias teria dificuldade em compreender estes significados, concedo aqui que são estes atributos que melhor espelham o que sinto pela atual revolução.
Mas poderá uma revolução manter-se sem apoio popular? 
A revolução de abril conquistou esse apoio, tendo evoluído dum golpe militar para um movimento popular!
Têm os atuais revolucionários esse apoio?
Ou trata-se de um golpe de estado (sim, porque o veridito eleitoral foi alcançado em pressupostos antagónicos à prática atual!)?
Um golpe de estado, sem apoio popular, ou falha ou desemboca numa ditadura!
Que teremos?

3 comentários:

  1. Eu acho que é um PREC ao contrário. E muito vingativo.

    ResponderEliminar
  2. Já agora, podia tirar da sua caixa de comentários essa prova, que temos que fazer, de não sermos robôs? Juro que não sou, e isso confunde-me os olhos. Obrigada. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, vingativo ou não, já é coisa de psicanálise! (tipo, jovens retornados, com fantasias adolescentes interrompidas, juntam-se a economista nerd ...). Ver http://jarrapensativa.blogspot.pt/2011/06/flipflap-flop.html
      O meu ponto é que tudo dependerá do povo, da sua vontade e maturidade, salvo se cairmos em ditadura ... ( ele há muitos tipos!).
      Quanto ao problema técnico espero ter solucionado, mas era coisa que me escapava! Obrigada pelo aviso e pelo comentário!

      Eliminar