ESTOU PERDIDO, DEVO PARAR? NÃO SE PÁRAS ESTÁS PERDIDO! Goethe

- ESTOU PERDIDO, DEVO PARAR? - NÃO, SE PÁRAS, ESTÁS PERDIDO! Goethe



domingo, 30 de dezembro de 2012

E o povo aguenta isto!

Sec Estado Fernando Leal da Costa

Depois de um primeiro ministro que chamou piegas aos portugueses, temos agora um secret. estado do Min. Saúde, a dizer que temos de ficar menos doentes, a ver se o SNS aguenta.("é necessário um esforço dos cidadãos na redução das probabilidades  de ficarem doentes"(sic)).

Embora médico, Fernando Leal da Costa nunca lidou com doentes. É hematologista, animal pois de laboratório e fundamentalmente da política, pois o seu currículo é forte em Comissões, nomeações e outras perversões.
Mas no lugar que atualmente ocupa nunca poderia ter dito aquilo que disse. Transmitiu a mensagem mais tenebrosa que se pode passar em Saúde - a de que as pessoas são culpadas pelas suas doenças! Isto é associar a noção de doença à do pecado, o que para além de cientificamente errado é cruel!
E teve ainda a desfaçatez de dar como exemplo a diabetes, querendo ali para a mesa de café para onde julgava que falava, dar a entender que apesar de político até percebe umas coisas de saúde! (A diabetes tem uma forte componente genética e duas pessoas com exatamente os mesmos hábitos alimentares e de vida, não têm uma propensão idêntica para a doença!)
Aquilo que ele na sua inexperiência clínica julgava estar a fazer, era promover a ideia dos comportamentos saudáveis, da prevenção das doenças associadas a hábitos errados, etc e tal.O que ele fez, foi insultar os doentes e aumentar o clima geral de desânimo e depressão em que o país vive.
Num país normal sem uma retratação pública sincera e um pedido de desculpas aos doentes crónicos, este senhor com cara de Vale e Azevedo seria demitido. Aqui ficaremos à espera que se arrependa do que disse no dia em que alguma doença imprevista lhe bata à porta!

2 comentários:

  1. E o povo aguenta isto!
    "Ai aguenta, aguenta!"
    Enregues à bicharada que perdeu a vergonha de o ser.
    Bom ano para si.

    ResponderEliminar
  2. Voltamos ao "valha-nos Deus", porque andamos metidos com o Diabo!
    Bom ano também para si, que me fui habituando a seguir no seu blog e a vê-la frequentar o meu.

    ResponderEliminar