ESTOU PERDIDO, DEVO PARAR? NÃO SE PÁRAS ESTÁS PERDIDO! Goethe

- ESTOU PERDIDO, DEVO PARAR? - NÃO, SE PÁRAS, ESTÁS PERDIDO! Goethe



quinta-feira, 27 de março de 2014

Já a seguir - novas tabelas, novos cortes na Função Pública (F.P.)! Aguenta, aguenta?


Os quadros técnicos mais diferenciados da FP estão neste momento em uma das seguintes situações:

1 - continuam a trabalhar na mesma ("por amor à camisola", "pelo seu espírito cívico") ignorando o contexto laboral a que estão a ser submetidos (diminuição acentuada de rendimentos, que em muitos casos ultrapassa os 50%, aumento perturbador da atividade burocrática, submissão a controlo policial da atividade, perda significativa da sua independência técnica).

2 - desistiram ( metem atestado, entraram em greve de excesso de zelo, aderiram ao delírio administrativo vigente, fazem que fazem ...).

A probabilidade do contingente da situação 1 passar a 2, aumenta cada dia que passa e a cada nova medida anunciada.
O anúncio de novas tabelas salariais cria expectativa - virá aí a machadada final no sistema?

A folha de vencimento traz cada vez mais exercícios de dedução, que tornam difícil mesmo para um especialista do sector, a conferência do seu apuramento - é uma taxa que é aplicada num mês, substituída por outra no mês seguinte ...
A mais danosa inovação do orçamento deste ano, foi o alargamento dos descontos para a Caixa Geral de Aposentações (11%) a todos os rendimentos (abonos complementares, rendimentos extra, suplementos), quando até agora incidia apenas sobre o salário base do trabalhador. A perfidez desta medida vem do cinismo institucional de no momento em que são anunciados cortes e tectos nas pensões e reformas, alargar o âmbito dos descontos a que estão sujeitos os rendimentos, muito para além do que é anunciado ser a perspetiva do benefício. É pois de um imposto que se trata e não de uma dedução para a reforma!

Um muito bem remunerado FP que tenha por tabela um salário de 5000 Euros mensais (um privilegiado!), se atingir o escalão de 80 000 euros anuais por via de outros rendimentos receberá líquido ... 1386 Euros! Mas senão tiver mesmo mais nenhum rendimento ficando no escalão 40 000-80 000, já terá a felicidade de desfrutar de ...1628 euros.

Infelizmente isto é verdade, científico e ignóbil, apesar de parecer mentira!

PS - Em vigor: redução salário FP 2014 -12%; Irs - 45-48%; Sobrexa extraordinária irs - 3,5%; Taxa adicional de solidariedade - 2,5%; CGA - 11%; Adse - 2,5-3,5% (aguarda ratificação)

3 comentários:

  1. Os portugueses, na sua generalidade, parecem estar bem. Nem se movem. Aguardo, ansiosamente, confirmação de estado (comatoso?) a 25 de Maio.

    ResponderEliminar
  2. "Eppur si muove" - Galileo
    Concordo que o movimento não é enérgico, mas quanto mais não seja, na queda, será perceptível!
    O coma pode ser prolongado e pode acabar em morte ou recuperação. Quanto mais prolongado for, maior é a probabilidade de sequelas graves.
    As eleições são sem dúvida um momento importante mas de facto já não chegam para mudar a coisa. Não digo mais porque não sei por onde é o caminho. Remeto para o lema deste blogue ESTOU PERDIDO, DEVO PARAR? - NÃO, SE PÁRAS, ESTÁS PERDIDO! Goethe

    ResponderEliminar
  3. E dos 1386 Euros vai pagar quase tudo com IVA a 23%, (se não se meter a comprar automóveis com IA), portagens, combustíveis cheios de impostos, IMI, e coisas semelhantes que o vão deixar com pouco mais que para o dia a dia.

    ResponderEliminar