ESTOU PERDIDO, DEVO PARAR? NÃO SE PÁRAS ESTÁS PERDIDO! Goethe

- ESTOU PERDIDO, DEVO PARAR? - NÃO, SE PÁRAS, ESTÁS PERDIDO! Goethe



quinta-feira, 14 de outubro de 2010

BIG BROTHER GLOBAL

Ver imagem em tamanho realVer imagem em tamanho realVer imagem em tamanho real





Quando ouvi Obama prometer que ia rezar pela sorte dos 33 mineiros, intriguei-me! Mas já não me surpreende muito o seu estilo evangelista e de hiper-exposição mediática, que de resto o irá perder!
Quando ontem, durante 24 horas as televisões transmitiram em directo, em quase contínuo, as operações de resgate dos mineiros retidos numa remota mina chilena, preocupei-me!
Porque o Mundo transformou-se num redutor Big-Brother pela mão dos políticos e dos jornalistas, a que já dificilmente conseguimos escapar!
Primeiro soubemos naturalmente, numa notícia banal, que um grupo de mineiros tinha ficado soterrado, numa derrocada de uma mina no deserto de Atacama. Depois insinuou-se o folhetim - tinham sido localizados com vida, estabeleceu-se uma comunicação, urdiu-se um plano de resgate, iniciaram-se as perfurações... E diariamente, à hora das telejornais, em todo o Mundo, passou-se a inserir um episódio diário do folhetim. Convidaram-se especialistas para comentar: engenheiros, psicólogos, políticos. Fomos começando a conhecer as personagens involuntárias do Big Show global - com um desrespeito atroz da sua privacidade e do seu sofrimento! Habituámo-nos a jantar com as explicações sobre quem eram os mais frágeis, os mais instáveis, os lideres. Curiosamente não me lembro de terem convidado a Júlia Pinheiro ou a Teresa Guilherme para o comentário, mas tratou-se de uma injustiça e um desperdício intoleráveis, dada a sua experiência na matéria.
O Presidente Chileno, mudou-se para o campo de operações, foram adiadas visitas de Estado e segundo ouvi, o timing do resgate terá sido condicionado pela agenda presidencial!
A ordem de saída dos habitantes da casa, digo mina, foi criteriosamente determinada, para assegurar o sucesso da transmissão televisiva e anunciada durante dias - primeiro o mais ágil e em melhor estado físico, a seguir o mais eloquente, para capitalizar os diretos...
Obama apareceu de novo, com uma comunicação especial sobre o evento, a reclamar a sua quota parte de responsabildade no sucesso - tinha sido a Nasa a enviar a perfuradora e a conceber a cápsula (embora os chilenos, também reclamassem a sua construção!?) e não o ouvi a garantir que tinha rezado, mas estou certo que o fez e foi atendido!
Nunca ouvi ninguém aprofundar, se houve erros técnicos evitáveis na origem do desastre! Se esta operação bilionária poderia ter sido desnecessária se se tivesse gasto um pouco mais em segurança! Se o Presidente pensa mandar inspecionar as outras minas em laboração e impor medidas preventivas!
Dou de barato que o Mundo necessita da exploração de uns sucessos para levantar a moral. Mas será necessário este aproveitamento despudorado da desgraça alheia para recuperarmos algum ânimo? Ninguém, audível, denuncia a manipulação?
Abraços e até ao próximo show - numa cadeia, num submarino, numa nave, num sequestro - cada vez mais perto de si!

4 comentários:

  1. Yes they can!
    Diz que a mina acabou, aquela, fechou, morreu, pena de morte p'ra ela malandrona.

    ResponderEliminar
  2. É isso que mandam os livros: "Agarrar a oportunidade!"

    ResponderEliminar
  3. Podíamos enviar para as redações a situação de 10 000 000 de pessoas metidas num buraco, do qual não conseguem sair e em risco de não sobreviver... A broca do FMI deixará um buraco suficientemente largo por onde se possa escapar?

    ResponderEliminar
  4. Notícia de 31 mortos em mina de carvão na China. Mudem-se os jornalistas e os políticos durante 3 meses para o local, para nos mostrarem as famílias a passar fome! Mas o terror só interessa quando é "da natureza", para criar clima de medo mais favorável à obediência!

    ResponderEliminar