ESTOU PERDIDO, DEVO PARAR? NÃO SE PÁRAS ESTÁS PERDIDO! Goethe

- ESTOU PERDIDO, DEVO PARAR? - NÃO, SE PÁRAS, ESTÁS PERDIDO! Goethe



domingo, 21 de novembro de 2010

NYCO - Perto da Perfeição



The NYCO is:  Marty Ehrlich (reeds), Doug Wieselman (reeds), Briggan Krauss (alto sax), Douglas Yates (reeds), Andy Laster (bari sax), Riley Mulherkar (trumpet), Zubin Hensler (trumpet), Ron Horton (trumpet), Chris Stover(trombone), Andy Clausen (trombone), Mark Taylor (french horn), Robin Holcomb (piano, conductor),Wayne Horvitz (piano, conductor), Lindsey Horner (bass), and Bobby Previte (drums).

Ensemble formado em 1986, com apenas dois registos publicados (1990,1992) a New York Composers Orchestra, reuniu-se de novo para celebrar o seu 25º Aniversário, para um concerto duplo em New York (26 Outubro de 2010), tendo vindo ontem encerrar o Guimarães Jazz 2010.
Integrando a quase totalidade dos seus fundadores, este coletivo de 13+2 elementos (Robin Holcomb e Wayne Horvitz - foto e principal mentor- na direção), fechou de forma memorável o festival.
Trata-se de um conjunto de músicos maduros, excelentes intérpretes, confortáveis em variados registos estilísticos, que sobre as peças escritas interpretadas, mantiveram uma dinâmica improvisadora coerente, adequada, sem excessos exibicionistas.
Com um som a remeter tanto para as suites de metais de Stravinsky, como para  Ellinghton ou Mingus, sem abdicar de evocar toda a história do Jazz (pareceu-me ouvir até Sun Ra), resultou uma estética final comporânea e culta, onde porém a emoção continua a ter o seu lugar.
Alternando momentos de orquestra de câmara erudita, com celebrações free, o duo rítmico de Lindsey Horner e Bobby Previte, manteve sempre uma linha condutora bem sinalizada, sem qualquer risco para o público se perder.
Jazz intelectual, branco (um negro em quinze), urbano down town, académico, mas sem ser pretensioso, frio ou amnésico.
Música a assumir todo o passado e a revelar muito do futuro.
Música perto da perfeição!

(A Orquestra de Jazz do ESMAE, que tocou à tarde, a apresentar o resultado dum trabalho de uma semana, com os jovens músicos do grupo também novaiorquino The Story, soou muito agradávelmente e garantindo a esperança dum futuro rico para o Jazz em Portugal. Mas também ajudou, ao servir de referência, a perceber que a NYCO, está num plano incomparável, a que talvez um ou outro destes jovens possa um dia ambicionar aceder!)

(Mais tarde ainda houve jam session, com the Story e ..., e festa de encerramento! Um festival é mais do que uma soma de concertos - e em Guimarães notava-se uma mobilização da cidade em torno do evento (nos bares, restaurantes, salas de exposições, turismo). Um bom exemplo!)

Sem comentários:

Enviar um comentário