ESTOU PERDIDO, DEVO PARAR? NÃO SE PÁRAS ESTÁS PERDIDO! Goethe

- ESTOU PERDIDO, DEVO PARAR? - NÃO, SE PÁRAS, ESTÁS PERDIDO! Goethe



sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

HERÓIS CONTEMPORÂNEOS

Julian Assange, WikiLeaks founder

Julian Assange está para o presente, como Che Guevara para os anos 60 do século XX.
Tem tudo para se transformar num ícone da alvorada do sec XXI - enfrentou o poder estabelecido a uma escala impensável, expondo a hipocrisia e o cinismo que cimentam a política das grandes potências e seus líderes; conseguiu ter atrás de si os mais importantes serviços secretos do Mundo; movimenta-se com mestria e segurança na selva contemporânea, a Internet.
De origem Australiana, é neste momento um pária internacional, depois das declarações do seu primeiro ministro, que considerou que tudo faria para o deter, mostrando-se disponível para colaborar com o Departamento de Estado Norte Americano.
Com a cabeça a prémio, ouvimos mesmo nos últimos dias Tom Flanagam, conselheiro do primeiro ministro Canadiano, apelar à sua eliminação física, incitando Obama a declarar-lhe uma Fatwa, em estilo ocidental.

Sendo a face visível da organização Wikileaks, que desde há três anos ensombra a vida das diplomacias e serviços secretos de todo o Mundo, já tinha mostrado um papel relevante ao denunciar os abusos americanos nas guerras do Iraque e Afeganistão, mas atingiu a ribalta com a divulgação, em curso, de 250 000 mensagens entre embaixadas americanas.
Tendo conseguido até agora ficar ileso a todas as investidas legais à sua pessoa, obrigou as suas vítimas a mudarem de tática, sendo agora alvo de um mandado de captura internacional por assédio sexual, passando a valer tudo para o tirar de cena.

Embora algumas das críticas que se fazem à Wikileaks, tenham sentido (a diplomacia, necessita de um véu de secretismo para poder ser eficaz, mesmo quando labora em boas causas), Assange defende-se coerentemente (as divulgações são precedidas de edição e avaliação prévia por mais que um interveniente), e aumenta a sua aúrea de herói romântico e revolucionário, cavaleiro da verdade contra o cinismo.
E na sua cruzada vai expondo as debilidades das democracias ocidentais, como aconteceu esta semana quando a Amazon impediu o acesso ao seu servidor, confessando pressões do Governo Americano.
A wikileaks encontrando soluções expeditas para ultrapassar o boicote, ainda  vem com fair play dizer que só tinha recorrido a certos servidores, para dessa forma denunciar como entidades pretensamente livres, estão dependentes do poder político!

Num mundo desencantado, carente de causas, eis um David que enfrenta Golias e traz um alento para os inconformados desta Nova Ordem Económico/Estratégica Mundial.

Aqui encontrará um site do jornal Guardian, onde Julian continua a responder às questões que lhe são postas e a manter-se visível para o Mundo.

1 comentário: