ESTOU PERDIDO, DEVO PARAR? NÃO SE PÁRAS ESTÁS PERDIDO! Goethe

- ESTOU PERDIDO, DEVO PARAR? - NÃO, SE PÁRAS, ESTÁS PERDIDO! Goethe



quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Recado para o Wikileaks - há certas coisas que é bom manterem-se num círculo restrito!



Joana foi ao Hospital fazer umas análises e como teve uma fraqueza depois da colheita do sangue, foi ao bar do pessoal tomar o pequeno almoço!
O corredor está cheio de cartazes de reuniões, congressos, apelos, informações!
Joana sentiu-se bem, no meio daquela azáfama de batas, socas e estetoscópios. Tinha sonhado ser enfermeira, na altura bastava o 5º ano, mas o pai tinha achado pouco próprio - "No meu tempo, nem podiam casar, não é vida digna para uma mulher!". Mas isso já lá vai. Também sou feliz assim, pensou, mas aquele ambiente aqueceu-lhe o coração, quiçá os ossos, deixou-se estar sem pressas a beber a meia de leite, de facto andam meios despidos e as conversas meu deus, são um bocadinho desregradas! Alguém tem de fazer isso, é verdade, pôr algálias, lavar as partes, sei lá os clisteres ...
A vida de costureira, só tinha de mal ser solitária e não ter rendimento garantido! Aqui há quem fique à mesa a manhã toda, pensou. Toca a andar que aqui não vou ganhar o dia.
Na saída, sem pressas, detem-se num cartaz dum encontro sobre "Cancro do recto baixo", interessou-lhe, pois fora disso que morrera a sua mãe. Coitadinha, uma agonia: tiveram que lhe abrir um buraco na barriga, por onde saíam as fezes! Nessa altura, fora enfermeira - mas porque era a mãezinha, não era capaz de fazer o mesmo por um desconhecido!
Ora deixa ver: subtitulado lia-se:
- Risco familiar
- Prevenção
- Poupar o esfincter ... e a função!

Joana teve como que um arrepio pela coluna, de cima para baixo entenda-se, uma fraqueza nas pernas!
Decorou aquela mensagem, para comprensão futura, não estava a atingir o seu significado pleno, mas não teve dúvidas que aquilo lhe interessava!

À noite João lia o Record e respondeu meio mecânicamente, "sim parece que na altura o médico disse que os familiares também podiam ter a doença! Pergunta ao teu irmão que estava comigo quando o médico passou a certidão".

João não estranhou quando três dias depois a mulher lhe recusou um alívio sexual, as mulheres não sentem tanto estas necessidades, lá me vou habituando, puta de vida - nem por trás?, não faças essa cara que parece que te bati!

Duas semanas mais tarde, Joana dava entrada no serviço de Urgência, com vómitos, sendo-lhe diagnostica oclusão intestinal. Dada a história familiar a primeira hipótese diagnóstica foi de carcinoma colo-rectal, mas alguns exames mais tarde, conclui-se que afinal tudo decorria dum meticuloso programa de prevenção que Joana tinha gisado - não alcançara, que poupar os esfincteres era um tópico para os planos cirúrgicos de tratamento da doença e não uma recomendação para os doentes.
Mesmo depois de tudo esclarecido, nunca mais Joana voltou a ter aquele prazer que sentia, quando esvaziava a tripa!

Moral da história - os bares do pessoal hospitalar, não são para os doentes!
Ou dito de outra forma - certas informações, mal interpretadas, podem dar cagada!

Sem comentários:

Enviar um comentário