ESTOU PERDIDO, DEVO PARAR? NÃO SE PÁRAS ESTÁS PERDIDO! Goethe

- ESTOU PERDIDO, DEVO PARAR? - NÃO, SE PÁRAS, ESTÁS PERDIDO! Goethe



domingo, 30 de janeiro de 2011

As redes sociais fazem-nos mais tristes?



"Se apenas quiséssemos ser felizes, seria fácil; mas nós queremos ser mais felizes que os outros, o que é quase sempre difícil, dado que os julgamos mais felizes daquilo que são" - Montesquieu

"Misery Has More Company Than People Think," um artigo publicado na edição de Janeiro do Personality and Social Psychology Bulletin, por Alex Jordan, da Universidade de Stanford, conclui que a frequência das redes sociais contribui predominantemente para o aumento da sensação de infelicidade da maioria dos utilizadores.

O que encontramos na rede são geralmente os momentos felizes dos seus frequentadores - as fotografias de férias, as festas, o júbilo por um novo filho ou amizade, os momentos mais eloquentes...
Os perfis são cuidadosamente publicados, para cada um dar de si uma imagem de sucesso e felicidade.
Assim as nossas vidas, com os seus altos e baixos, quando comparadas com estes relatos de vivências bem sucedidas, parecem enfadonhas e piores daquilo que realmente são. E aumentam a tendência para a encenação das nossas vidas!

Outro recente estudo sugere que o perfil de utilização das mulheres, que estão em predomínio na rede, as expõe mais a este risco. Ao contrário dos homens que usam mais este veículo para trocarem notícias e acontecimentos, as mulheres tendem a partilhar mais assuntos pessoais e a exprimirem sentimentos.
Já alguns estudos se tinham debruçado sobre o tema, nomeadamente o efeito dos relatos de grávidas felizes, sobre as suas amigas estéreis.

A conclusão é que aquilo que mostramos no facebook, tem algumas parecenças com uma imagem publicitária, atractiva mas dificilmente alcançável. E que vai ajudar a sensação de frustração de todos que estejam numa fase menos boa!

O mal estará na atitude há tantos anos descrita por Montesquieu, de nos realizarmos por comparação, mas essa é uma fraqueza humana quase inerente à sua natureza!
Quem se libertar deste condicionalismo terá este e muitos (muitos mesmo) outros problemas resolvidos!

Doravante passarei a publicar no facebook os meus desgostos, os meus falhanços, as minhas limitações, de forma a contribuir para a vossa felicidade!
Acham?

Sem comentários:

Enviar um comentário