O autor do mês do Clube de Leitura é John Steinbeck (1902-1968).
"As Vinhas da Ira" (1939), que no ano seguinte à sua publicação receberia o Prémio Pulitzer e seria levado ao cinema por John Ford (óscar de melhor realizador, com Henry Fonda, Jane Darwell e John Carradine), é consensualmente considerado um dos seus mais importantes livros e foi o livro escolhido para este mês, pelos participantes no clube de leitura.
Tendo por pano de fundo a América dos anos 30, relata a saga dos Joad, uma família rural de Oklahoma, obrigada a migrar para Oeste pela seca e a industrialização da agricultura.
Livro muito oportuno nos tempos que correm, já que os tempos que se avizinham, poderão ter económica e socialmente muito em comum com os da Grande Depressão Americana, que precederam a segunda grande guerra.
De Steinbeck, li na minha juventude "A um Deus Desconhecido", seu segundo romance, que me marcou profundamente, sendo o seu carvalho "totémico", uma das inspirações a que frequentemente retorno.
Nas muitas listas de livros mais importantes (de sempre, do século), que têm sido publicadas e para as quais deixo links a seguir, esta obra maior da literatura americana, que esteve na origem da atribuição do Nobel em 1962, é uma presença assídua.
110 melhores livros — A Biblioteca Perfeita do "The Telegraph"
100 melhores livros do "The Guardian”
Clube de Leitura da Oprah
Lista dos livros mais vendidos de sempre da Wikipédia
100 melhores romances do século XX do Radcliffe Publishing Coorte
100 melhores romances da Modern Library
Lista da "Newsweek” das suas 50 escolhas atuais.
100 melhores romances em língua inglesa desde 1923 da "Time"
Livros do século da New York Public Library
Lista de leitura do St. John's College
Os 100 livros do século do "Le Monde"
"Pela grossura da camada de pó que cobre a lombada dos livros de uma biblioteca pública pode medir-se a cultura de um povo." John Steinbeck.
Continuemos pois a retirar pó das estantes!
Boa leitura!
Continuemos pois a retirar pó das estantes!
Boa leitura!
Sem comentários:
Enviar um comentário