Por essa altura sonhava ser o Steve Mcqueen, deveria ter uns 15 ou 16 anos e comprei em 3ª ou 4ª mão uma Velosolex, um velocípede com um motor auxiliar que transmitia por fricção ao pneu da frente, uma ligeira tração.
Tinha um motor de 50 cc, debitava 0,5 kW, gastava 1,4l de mistura aos 100 e atingia a estonteante velocidade de 30-35 Kms/h.
Tinha um motor de 50 cc, debitava 0,5 kW, gastava 1,4l de mistura aos 100 e atingia a estonteante velocidade de 30-35 Kms/h.
O motor descia por empurramento duma alavanca sobre a roda, manobra que se conseguia fazer com o veículo em andamento. Para poupar combustível e atingir maior velocidade nas descidas, subia-se o motor que regressava ao contacto da roda quando esta começava a perder velocidade. Só que como não havia nenhuma embraiagem, a superfície rugosa motriz tirava de vez enquando umas lascas ao pneu, que pouco tempo durava (ver foto dtª, baixo). Consumia mais em pneus, que em combustível.
Não apresentava grande vantagem sobre a bicicleta, exceto o estilo: sempre era um veículo motorizado, dava um ar nouvelle vague e permitia frequentar a bomba de gasolina (numa altura em que custava 5$60 - 2,8 centimos, é verdade! - o litro).
Pouco a pouco foi sendo aligeirada, dos guarda lamas, panela de escape, até que finalmente do motor e ainda circulou algum tempo a pedal, mas aí é que não dava mesmo jeito nenhum - pneu largo, pedal curto, assento baixo!
Acabou encostada num canto do galinheiro, sem deixar grandes saudades!
Mas foi a primeira incursão adolescente no mundo motorizado!
Hoje há revivalismo deste veículo e uma versão recente da Pinafarina com motor elétrico - mas o que recomendo aos jovens de hoje, é que vivam o seu tempo!
O vosso presente serão as vossas memórias de amanhã - não as vivam requentadas!
Acabou encostada num canto do galinheiro, sem deixar grandes saudades!
Mas foi a primeira incursão adolescente no mundo motorizado!
Hoje há revivalismo deste veículo e uma versão recente da Pinafarina com motor elétrico - mas o que recomendo aos jovens de hoje, é que vivam o seu tempo!
O vosso presente serão as vossas memórias de amanhã - não as vivam requentadas!
Há uns anos (não muitos) deu.me na cabeça, ignorando (como aliás ignoro amiúde)o seu conselho do último parágrafo, para comprar, já nem sei em quantas mãos, uma solex. Como vi que um em condições eram muita caro, e como estas coisas são paixões de curtíssima duração, lá resisti e acabei por não comprar nenhuma.
ResponderEliminarMas que tem estilo e um certo glamour tem.
Depois disso deu-me para andar em busca de uma vespa, para ir até à praia aos domingos no Verão (e eu que devo ir dois dias à praia por ano). Enfim...
Interessantes são também os automóveis presentes na fotografia à esquerda, que, segundo me parece, ou se trata do mítico ford GT40 ou do seu arquirival Ferrari P4.
O Steve Mcqueen que era apaixonado por carros e corridas de automóveis, aparece no "Le Mans" de 1971 a conduzir um Porche 917 a competir com um gt40 ( que tinha ganho as 24 horas em 1969 com Jacky Ickx nos comandos).
ResponderEliminarO Carro Câmera do filme foi também um gt40 modificado.
Quanto à Vespa será precisamente o próximo veículo...
É agradável sabermo-nos lidos pelo que rejubilo com os comentários.