ESTOU PERDIDO, DEVO PARAR? NÃO SE PÁRAS ESTÁS PERDIDO! Goethe

- ESTOU PERDIDO, DEVO PARAR? - NÃO, SE PÁRAS, ESTÁS PERDIDO! Goethe



domingo, 27 de março de 2011

MILITANTES



Nas directas do PS em que José Sócrates saiu escolhido, por preocupante unanimidade, para secretário geral - isto é candidato a primeiro ministro - o universo de votantes (isto é, de militantes partidários) era de 32000.
No caso do PSD, falou-se no ano passado, aquando das suas directas, num universo de 78000 militantes, embora nunca tenha sido esclarecido se todos teriam direito a voto, isto é, as quotas em dia.

O que me interessa aqui interrogar, é se existe democracia num sistema político, em que na realidade são uns escassos milhares de indivíduos, que decidem quem virá a ser, em futuras eleições o primeiro ministro do país.

Os cidadãos eleitores, têm depois uma opção real, entre duas figuras pré-determinadas.

Não sendo eu politólogo, parece-me que algo está errado e perverso neste sistema!
O modelo americano das primárias partidárias, que parece estar na origem do nosso, ocorre num contexto sócio-político completamente diverso - a eleição do candidato de cada partido tem uma participação pública intensa, não só na discussão de ideias e projectos, como na participação numérica dos eleitores.

Isto são assuntos vitais a ser discutidos, se queremos que a democracia perdure!

Sem comentários:

Enviar um comentário